89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Jornal das 12: Confira as matérias de Hoje (11)

Hoje é Quarta-feira 11 de Dezembro de 2013.

Já se passaram 345 dias, e ainda faltam 20 para acabar o ano.

Hoje é Dia do Agrimensor, Arquiteto e Engenheiro.

A Igreja Católica comemora São Dâmaso.

JORNAL DAS 12:

Edição de Bruno Leodato

Reportagem de Vanderlei Fleck

Comentário de Ari Girardi

Redação e Apresentação de Aline Benedet e Julio César.

CONFIRAS AS NOTÍCIAS:

PREVISÃO DO TEMPO: aqui

NOTÍCIAS ACAERT: aqui

REVISTA LEGISLATIVA: aqui

ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR LUCAS DELLA GIUSTINA DA MADEIREIRA SÃO MATEUS: aqui

COMENTÁRIO ARI GIRARDI: 

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/12/ARI-COMENTARIO1.mp3]

 

NAES DE LAURO MÜLLER FORMA 22 JOVENS NO ENSINO MÉDIO

Na presença de autoridades, professores e familiares, 22 jovens de Lauro Müller realizaram na noite desta terça-feira (10), um sonho que havia sido adiado em suas vidas: o de se formar no Ensino Médio.

Após terem abandonado os estudos, geralmente para trabalhar e ajudar no sustento da família, eles retornaram ao banco de escola, só que desta vez, no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo – Naes.

Segundo o portal de noticias sul in foco A formatura contou com a presença do vice-prefeito Ramiris Fontanella, da diretora do Naes Maria Pacheco Hoffmann, da diretora geral do Ceja Maria Inês Cesca, entre outras autoridades locais.

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/12/FLECK-NAES.mp3]

 

VOTAÇÃO NOS HOSPITAIS DEVERÁ APROVAR GREVE DA CATEGORIA

Nas Assembleias com votação secreta que acontecem nos dias 12 e 13 nos hospitais e clínicas da região, os mais de cinco mil trabalhadores deverão aprovar greve da categoria a partir da próxima terça-feira, 17 de dezembro. São 15 hospitais no sul de Santa Catarina.

Na Assembleia realizada nessa terça-feira (10), na sede provisória do Sindicato em Criciúma, eles  sinalizaram pela rejeição da última proposta patronal de 2% de ganho real e R$ 850,00 no piso oferecido na sexta rodada de negociação no dia três de dezembro.

Segundo Cleber Ricardo Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), existe um sentimento de indignação e revolta pelos trabalhadores que mais uma vez estão sendo desvalorizados pela classe patronal. “Uma total falta de respeito às propostas apresentada pelos trabalhadores e rejeição das 30 cláusulas. Além do índice de 12%, a categoria quer direito ao descanso semanal com remuneração na jornada 6 x 6 e 12 horas no final de semana, piso por função e fim do banco de horas”, destaca.

Cleber avalia ainda que mesmo com falta de mão de obra na maioria dos setores, como nos técnicos de enfermagem e auxiliar de farmácia, eles não são valorizados. “Os técnicos de enfermagem que são 80% do atendimento direto dos pacientes  têm um salário de R$ 1.200,00, uma vergonha”, pondera o sindicalista.

 

CHUVAS DEIXAM 24 FAMÍLIAS ISOLADAS EM NOVA VENEZA

A intensa chuva que atinge Nova Veneza desde a tarde de terça-feira (10) deixa até o momento 24 famílias isoladas. A situação mais crítica é na localidade de Cantão, no Rio Cedro Alto, onde o rio destruiu totalmente a estrada de acesso, deixando 10 moradores sem comunicação. Várias pontes foram destruídas pelas águas e outras foram danificadas nas cabeceiras.

A defesa civil do município e a secretaria de obras estão fazendo um levantamento dos prejuízos causados, e o prefeito Evandro Gava não descarta a possibilidade de decretar situação de emergência. “Vamos aguardar o relatório para o final da tarde e assim tomar uma decisão. Mas as ocorrências são preocupantes”, antecipa.

Além do acesso dos moradores, a preocupação é com o escoamento da produção avícola, já que os lotes de frangos são recolhidos diariamente. Informações preliminares dão conta de que choveu no município, em menos de 24 horas, cerca de 180 milímetros.

 

BRDE CAPACITA PARA O FUNDAM TÉCNICOS DE MAIS 29 MUNICÍPIOS

Cerca de 50 engenheiros e gestores de projetos das Secretarias de Desenvolvimento Regional, associações de municípios e prefeituras de 29 municípios catarinenses receberam do BRDE, nesta terça-feira (10), em Florianópolis, treinamento de capacitação para a elaboração de projetos a serem apresentados ao Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

As equipes de planejamento do BRDE orientaram sobre especificações técnicas na forma e documentação visando objetividade no protocolo junto ao Governo de SC para financiamento não reembolsável a obras de infraestrutura nas áreas de logística e mobilidade urbana, educação, saúde e assistência social, além de aquisição de veículos e equipamentos novos. Este foi o segundo de três encontros que objetivam capacitar até 200 profissionais. O próximo trabalho de capacitação será quinta-feira (12).

O BRDE atua no enquadramento técnico dos projetos do Fundam e, depois dos contratos firmados entre o Governo do Estado e os 295 municípios, o Banco também fará a fiscalização da aplicação dos recursos em obras e aquisições.

 

MOVIMENTO CARGA PESADA: PARADA OBRIGATÓRIA PARA PROTESTAR

O cenário do início da manhã de ontem na BR-101, no quilômetro 339, próximo ao Morro do Formigão, era de protesto. Caminhoneiros parados, veículos atravessados na rodovia. O movimento Carga Pesada durou cerca de quatro horas.

Aproximadamente 100 transportadores rodoviários reivindicavam por melhores condições de exercício da atividade. “Não podemos aceitar algumas imposições. É preciso flexibilizar o descanso semanal e permitir a sua acumulação por três semanas. Só que está na ‘boleia’ sabe o que passamos nas estradas, os riscos que temos”, salienta o caminhoneiro João Marcos Silva.

Entre as principais exigências da categoria estão: o subsídio do óleo diesel, renovação dos programas de financiamento de dívidas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), padronização de pesagem de cargas, alteração da forma de cobrança de pedágio, fim da carta de frete, até a criação de uma tabela nacional de referência de frete para uniformizar os negócios do setor.

 

FALTA DE EQUIPAMENTO PREJUDICA CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE EM ORLEANS

A Delegacia de Polícia da Comarca de Orleans registrou nos últimos três meses 276 emissões de carteiras de identidade no município. Porém, o departamento responsável pela realização deste serviço tem encontrado dificuldade para trabalhar, pois falta um equipamento importante para confecção do documento.

Conforme o delegado de polícia, Ulisses Gabriel, uma máquina para escaneamento de foto e uma impressora foram solicitadas à prefeitura desde 2008. Sem êxito na reivindicação, a solução está no encaminhamento de um profissional duas vezes por semana a Criciúma para regularização das certidões. “Nós abrimos o processo na nossa delegacia. A pessoa comparece munida de todos os documentos exigidos. Concluído o processo, é necessário ir a Criciúma para fazer o escaneamento da foto que será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias – IGP. Dias depois é obrigatório voltar à cidade de Criciúma para aí sim, imprimir o documento de identidade” relata.

Segundo o site sul in foco Devido às viagens a Criciúma, o atendimento ao público funciona somente três vezes por semana. O equipamento para suprir este contratempo custa em torno de dez mil reais. “É por este motivo que nosso atendimento se faz nas segundas, terças e quartas-feiras, das 8 às 12hs e das 14 às 18hs. Pedimos a doação do equipamento desde a gestão do ex-prefeito Valmir Bratti em 2008. Mas as conversações esfriaram-se e não conseguimos o equipamento. Mesmo assim, fazemos de tudo para atender bem a população orleanense,” finaliza o delegado.

A carteira de identidade é um documento válido todo o Território Nacional. Esta certidão substitui inclusive o passaporte em países do Mercosul, desde que a mesma tenha sido emitida há menos de dez anos.

 

A REDE FEMININA DE COMBATE AO CANCER ENCERROU AS ATIVIDADES DE 2013.

A presidente da rede feminina de combate ao câncer juntamente com as demais voluntarias confirmam que o ano de 2013 foi um sucesso para esse grupo que realiza um trabalho maravilhoso em nossa cidade.

O repórter Vanderlei Fleck ouviu a presidente Iolanda Cardoso que fala mais sobre o assunto.

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/12/FLECK-REDE-FEMININA.mp3]

 

REUNIÃO DISCUTE PARALISAÇÃO NA VIA RÁPIDA

O presidente Paulo Meller e técnicos do Deinfra têm reunião hoje as 17 horas no Ministério Público Federalem Criciúma para tratar da recomendação de paralisação nas obras da Via Rápida.

A Procuradora da República Patrícia Muxfeld enviou documento ao Deinfra e Fatma explicitando a existência de quatro sítios arqueológicos que precisam ser conservados. Segundo o relatório do Iphan, um deles foi destruído.

O MInistério Público não determina, apenas recomenda mas, caso não seja atendido, pode entrar com ações e mesmo assim impedir a obra.

A Via Rápida está na lista das obras mais importantes para Criciúma e supreende a velocidade com que vem sendo realizada. Por isso, a necessidade de uma solução para impedir a paralisação.

 

EMPREGO NA INDÚSTRIA TEM LEVE ALTA EM OUTUBRO, MOSTRA IBGE

Depois de cinco meses seguidos de recuos, o emprego na indústria brasileira teve leve crescimento de 0,1% em outubro, na comparação com o mês anterior, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).No ano, de janeiro a outubro, e, em 12 meses, o total do pessoal ocupado na indústria registrou baixa de 1%.

Em relação a outubro de 2012, o indicador mostrou queda de 1,7%, o 25º resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação. Esse é o resultado mais intenso desde setembro de 2012 (-1,9%). Nessa base de comparação, o emprego industrial recuou em 12 dos 14 locais pesquisados, com o principal impacto negativo partindo da Região Nordeste (-5,1%), de São Paulo (-1,7%), da Bahia (-6,3%), do Rio Grande do Sul (-1,8%) e de Pernambuco (-5,7%).

 

Jornalismo Cruz de Malta / Informação com Responsabilidade

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.