89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Jornal das 12: Confira as matérias de Hoje (02)

Hoje é Segunda-feira 02 de Dezembro de 2013.

Já se passaram 336 dias, e ainda faltam 29 para acabar o ano.

Hoje é Dia Internacional da Solidariedade com os Povos Palestinos

A Igreja Católica comemora São Sturnino

JORNAL DAS 12:

Edição de Bruno Leodato

Reportagem de Vanderlei Fleck

Comentário de Ari Girardi

Redação e Apresentação de Aline Benedet e Julio César.

CONFIRAS AS NOTÍCIAS:

PREVISÃO DO TEMPO: aqui

NOTÍCIAS ACAERT: aqui

COM A PALAVRA O GOVERNADOR: aqui

CAFÉ COM A PRESIDENTA: aqui

COMENTÁRIO ARI GIRARDI: 

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/12/ARI-COMENTARIO.mp3]

 

SUS VAI OFERECER REMÉDIOS CONTRA AIDS A TODOS OS INFECTADOS A PARTIR DE 2014

Adultos com teste positivo para HIV receberão medicamentos antirretrovirais do Sistema Único de Saúde (SUS) antes mesmo de apresentarem sintomas da doença ou comprometimento do sistema imunológico, a partir de 2014. A medida, oficializada ontem, Dia Mundial de Combate à Aids, foi adiantada pelo Estado em outubro. Está prevista para hoje a publicação de uma portaria com as regras que serão aplicadas no tratamento.

O novo protocolo clínico permitirá que pessoas infectadas iniciem o tratamento logo após o diagnóstico. Antes, o paciente era encaminhado a novos exames e só recebia a medicação se houvesse sinais de vulnerabilidade no sistema imunológico – quando a contagem de linfócitos CD4 fica abaixo de 500 células por milímetro cúbico. Com a expansão da oferta do tratamento, 100 mil pessoas a mais deverão receber os remédios em 2014 -um acréscimo de 32%.

A mudança de indicação faz parte de um pacote de medidas contra a doença anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um evento no Parque de Madureira, na zona oeste do Rio. “Aprendemos que o ideal é oferecer a possibilidade de a pessoa se tratar logo, antes de saber se a imunidade está reduzida”, disse Padilha.

Hoje, apenas Estados Unidos e França adotam esse tipo de procedimento. O Brasil, segundo o ministro, será o primeiro a oferecê-lo de forma gratuita. Além disso, antecipar o tratamento diminui o risco de transmissão em 96%, destacou Padilha. O País tem 700 mil novas pessoas infectadas pelo HIV por ano – destas, cerca de 150 mil desconhecem que têm o vírus. “Estão perdendo a chance de se tratar”, disse Padilha.

O ministério também lançou ontem a nova campanha nacional para o combate à aids. Com o slogan “Para viver melhor, é preciso saber”, um dos objetivos é dialogar com os jovens, geração que, segundo Padilha, tem se mostrado menos sensível aos riscos do HIV.

Teste rápido. Para tentar antecipar os diagnósticos, o ministério entregou à Secretaria de Estado de Saúde do Rio a primeira Unidade de Testagem Móvel, na qual serão feitos testes rápidos, cujo resultado sai em até 30 minutos.

 

VINÍCOLAS DE SANTA CATARINA FOCAM EM ESPUMANTE PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

As vinícolas catarinenses prometem encher as taças dos brasileiros de espumante em 2013. Com a qualidade dos produtos, os fabricantes têm uma expectativa de vender 10% a mais neste fim de ano do que em 2012. Esse diferencial leva algumas empresas a apostarem na bebida como carro-chefe de vendas.

Na vinícola Santa Augusta, de Videira, por exemplo, os espumantes representam hoje 80% do total produzido. A proprietária Taline de Nardi afirma que a vinícola fez investimentos para aumentar a produção e a expectativa é vender 40% a mais do que no ano passado.

A Villaggio Grando, em Água Doce, no Meio-Oeste, aumento a produção em 16 mil garrafas sobre 2012, o que corresponde a um aumento de 15%. O diretor comercial Guilherme Grando diz que o espumante ultrapassou, em 2013, os outros vinhos. Para ele, a produção catarinense ganha destaque no Brasil pela época da colheita.

— Aqui, as uvas são colhidas entre março e maio. Com isso, os vinhos ficam mais leves, com um sabor frutado suave e não enjoativo — diz.

Douglas Nunes Cordova, coordenador industrial da Sanjo, em São Joaquim, espera um aumento de 20% nas vendas, equivalente a 45 mil garrafas. A aposta da marca é o tipo moscatel, um estilo branco e doce que, servido gelado, agrada os brasileiros.

Altitude favorece a produção de qualidade

O diretor técnico da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos (Acavits), Saul Bianco, diz que a altitude e a temperatura levam a um ciclo mais longo de maturação das uvas, o que favorece a fabricação de vinhos mais complexos. Além da qualidade, as vinícolas apostam nos espumantes por razões econômicas:

— Os vinhos levam pelo menos três anos para chegar ao mercado. Já os espumantes podem ser vendidos com um ano de produção.

 

PIZOLATTI SE REÚNE COM LIDERANÇAS DO PP DE LAURO MÜLLER E PEDE MAIS INTERAÇÃO PARTIDÁRIA

Lideranças do Partido Progressista – PP de Lauro Müller receberam na tarde desta sexta-feira (29) a visita do deputado federal João Pizolatti. O encontro aconteceu no Clube Recreativo Cruz de Malta e contou com a participação de lideranças do partido, entre elas, o vive-prefeito Ramiris Fontanella, e o presidente do partido em Lauro Müller, Jaison do Nascimento.

Participaram também da reunião, o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves (PSD), e dois pré-candidatos pelo partido no próximo pleito eleitoral, o empresário orleanense, Gelson Luiz Padilha e o filho do deputado Pizolatti, João Pizolatti Neto, que são pré-candidatos a deputados estadual e federal, respectivamente.

O vice-prefeito Ramiris, ao fazer uso da palavra, destacou a importância dos militantes que ali estavam. “Essas pessoas que estão aqui nessa tarde são o PP de Lauro Müller. O partido não tem dono, não é meu e nem dos nossos vereadores, mas sim de todos os nossos militantes. Não temos que defender o interesse particular de ninguém a não ser de nossa base, que sempre nos apoia”, destacou Fontanella.

O deputado Pizolatti destacou o interesse que ele possui em ajudar o município, porém pediu para que houvesse uma harmonia melhor entre o prefeito Fabricío e o vice Ramiris. “Essa divisão de espaços tem que ser justa, pois com isso o município só tem a ganhar.

Temos que ter sentimento de grupo, é esse o objetivo de nosso partido, que tem crescido cada vez mais”, ressaltou o deputado, que encerrou pedindo ao prefeito Fabrício que interaja mais com com seu vice, oportunizando que ele assuma o comando do município.

Vanderlei Fleck, entrevistou Gelson Padilha  que falou sobre sua caminhada por uma vaga a candidato a Dep. Estadual pelo PP . O presidente Estadual da sigla Dep. João pizolatti também foi entrevistado pelo repórter.

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/12/FLECK.mp3]

 

ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER SOBE PARA 74,6 ANOS, DIZ IBGE

RIO –  A esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74,6 anos em 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Tábuas Completas de Mortalidade. Em 2011, a esperança de vida ao nascer era de 74,08 anos.

As Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil são usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Mesmo que pequeno, o aumento da esperança de vida afeta o bolso dos brasileiros. Quando a expectativa de vida aumenta, maior é o desconto do fator previdenciário nas aposentadorias, ou seja, menor é o valor do benefício.

 

TUDO PRONTO PARA MAIOR EVENTO RELIGIOSO DA REGIÃO, A TRADICIONAL FESTA DE SANTA BARBARA EM BARRO BRANCO

No próximo final de Semana, Barro Branco estará em festa. Os mineiros de Lauro Muller comemoram a 81ª Edição do maior evento religioso do Município, a festa da padroeira dos mineiros e Santa Bárbara e Santa Luzia.

No programa chamada geral de hoje Ary Girardi e Gilberto Bueno entrevistaram os dirigentes da festa, Salete Gomes acredita no sucesso do evento e divulgam a programação desta semana. aqui

 

DOIS HOMENS MORREM APÓS CARRO CAIR EM RIO ÀS MARGENS DA SC-108

Dois homens, de 20 e 30 anos, morreram afogados na noite de ontem por volta das 22h15min, após o carro em que estavam – um Corsa com placas de Anitápolis – cair em um rio às margens da SC-108, em Rio Fortuna. O acidente ocorreu em um trecho de alta velocidade em uma curva aberta. O motorista, o mais velho, perdeu o controle do veículo, que caiu em uma ribanceira e capotou direto à água. O movimento no local era considerado tranquilo e não houve o envolvimento de outro veículo. Segundo informações da Polícia Militar, os dois teriam morrido afogados, mas somente um laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) irá apontar a causa da morte. Os corpos das vítimas foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão ainda na noite de ontem. Segundo o Jornal Notisul, Patrulheiros da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Gravatal registraram a ocorrência, que terminou somente na madrugada de hoje.

 

PONTICELLI SOLICITA APOIO DAS BASES ALIANÇA COM PSD E PMDB

Deputado José Milton Scheffer, do PP do Vale do Araranguá, defendeu durante evento do partido na região neste fim de semana a presença de Joares Ponticelli na chapa majoritária.

Cerca de 500 lideranças presentes ao encontro do PP de 15 municípios do Extremo Sul aplaudiram a ideia.

Logo após participar do evento do PP em Araranguá, o presidente da Assembleia Legislativa teve encontro com líderes do partido na Amrec, incluindo o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

Durante o almoço no restaurante Varandas em Criciúma, Ponticelli reafirmou o projeto de estar na chapa com o governador Raimundo Colombo, do PP, em 2014 e solicitou que a ideia seja trabalhada nas bases.

Além de Márcio Búrigo, estiveram no almoço o presidente do PP de Criciúma, Abrahão de Souza, o ex-prefeito de Nova Veneza, Genésio Spillere e o deputado estadual Valmir Comin.

 

MORTALIDADE ENTRE MENINAS É MENOR, DIZ IBGE

A mortalidade entre as mulheres é menor que entre os homens desde o berço. A cada mil meninos nascidos vivos no País, 17 deles não completariam o primeiro ano de vida, uma probabilidade de 0,01703, segundo as Tábuas Completas da Mortalidade 2012, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as meninas, a cada mil nascidas vivas, cerca de 14 delas não chegariam a um ano, uma probabilidade de 0,01428.

A esperança de vida das mulheres é tradicionalmente maior do que a dos homens porque, em geral, eles são mais vulneráveis a mortes violentas. Na passagem de 2011 para 2012, diminuiu ainda a mortalidade feminina dentro do período fértil, que vai dos 15 aos 49 anos de idade.

Em 2011, a cada cem mil meninas nascidas vivas, 98.038 iniciariam o período reprodutivo e, destas, 93.410 completariam este período. Em 2012, de cada cem mil nascidas vivas, 98.105 atingiriam os 15 anos de idade e, destas, 93.568 chegariam ao final dos 49 anos.

O IBGE lembra que, em 1940, de cada 100.000 crianças nascidas vivas do sexo feminino, 77.777 iniciariam o período reprodutivo e destas, 57.336 completariam este período. Ou seja, a probabilidade de uma recém-nascida completar o período fértil em 1940, que era de 57,3%, passou para 93,6% em 2012.

 

DILMA LAMENTA MORTE DE DÉDA, ‘UM GRANDE AMIGO’

A presidente Dilma Rousseff lamentou agora pela manhã, por meio de nota, a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Segundo Dilma, o “Brasil e o Estado de Sergipe perderam hoje um grande homem”. Para a presidente, seja como prefeito, deputado ou governador, Marcelo Déda “exerceu a Política com P maiúsculo”.

“Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Déda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável”, diz a presidente.

A presidente Dilma vai ao velório de Déda, que morreu nesta madrugada em São Paulo, vítima de câncer no estômago. O horário da viagem da presidente ainda não foi definido, mas Dilma deve embarcar para Aracaju (SE) logo após cerimônia que será realizada no Palácio do Planalto de assinatura do primeiro contrato de exploração do pré-sal.

Segue a íntegra da nota de pesar da presidente Dilma Rousseff, divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto.

Nota de pesar

O Brasil e o Estado de Sergipe perderam hoje um grande homem. Como prefeito, deputado e governador, Marcelo Deda exerceu a Política com P maiúsculo. A sua trajetória foi marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes.

Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Deda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável.

 

Jornalismo Cruz de Malta / Informação com Responsabilidade

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.