Data marca o nascimento de Roquete Pinto, o Pai do Rádio brasileiro. E o dia do radialista? Decreto do ex-presidente Lula mudou para o dia 07 de novembro, em tributo ao músico e radialista Ary Barroso. ACAERT criou duas peças para homenagear o Rádio de Santa Catarina.
No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto – o “Pai do Rádio Brasileiro” -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.
A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
O registro da memória da radiodifusão em Santa Catarina tem um único e mesmo ponto de partida: a cidade de Blumenau. Aí surgiram as primeiras experiências que resultaram na constituição da PRC-4 Rádio Clube em 1936, e da TV Coligadas, Canal 3, em 1969. Depois vieram as rádios Difusora de Joinville, Clube de Itajaí e Guarujá de Florianópolis.
Em Lauro Muller, a história do rádio teve seu início em março de 1946, quando Aldo Speck, com conhecimentos sobre o assunto, resolveu, com o auxilio de seu irmão Adalberto, Abady Rufíno de Souza, Dr. Cotrin e Benjamim Barreto, instalar uma estação de rádio. Nasce então a Rádio Clube que posteriormente mudaria seu nome para Rádio Cruz de Malta. Saiba mais da nossa história aqui.
Dia do Radialista
Por muitos anos, o Dia do Radialista foi comemorado no dia 21 de setembro. Mas a lei nº 11.327, de 24.07.06, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria passando para o dia 07 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, um dos grandes nomes do rádio brasileiro.