Nesta quarta-feira, quando a bola rolar, às 21h50min, no estádio Heriberto Hülse, uma nova geração de torcedores tricolores terá a oportunidade de acompanhar pela primeira vez o Tigre disputando um torneio internacional.
Após 21 anos, o reencontro do Criciúma ainda não será com a Taça Libertadores da América, mas sim com a Copa Sul-Americana, segunda maior competição da América do Sul, que garante ao campeão o direito de jogar a Libertadores de 2014, além de disputar: a Recopa Sul-Americana, com o Atlético Mineiro; e a Copa Suruga, com o campeão japonês deste ano.
O primeiro passo do Tigre na Sul-Americana será diante da Ponte Preta. A equipe paulista, assim como o Criciúma, também não atravessa uma boa fase e luta para fugir da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. “A situação da Ponte é muito parecida com a nossa. As duas equipes passam por um momento difícil no Campeonato Brasileiro. Estamos montando uma boa equipe. Vamos poupar os mais desgastados, mas o restante do grupo que vai entrar em campo irá jogar para vencer. A Sul-Americana vai ter uma repercussão boa para divulgar o nome do time fora do país e também para brigar por uma vaga na Libertadores, essa é grande vantagem. Mas a cada passo que for dado o nosso desgaste será maior”, destaca o técnico Oswaldo Alvarez.
Para encarar o Tigre, o técnico da Macaca, Paulo César Carpegiani, muda o esquema tático e utilizará pela primeira vez o 3-5-2. A principal novidade no time paulista será a estreia do zagueiro Betão, que reforça a equipe. Em contrapartida, o artilheiro William e o meia Ramírez, desgastados fisicamente estão fora do jogo desta noite. Além da dupla de atletas, mais quatro jogadores que atuaram na última partida deixam o time: Ferron, Artur, Everton Santos e Baraka.
O jogo de volta pela segunda fase da Sul-Americana será na próxima terça-feira, às 21h50min, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Quem avançar na competição continental, nas oitavas de final terá pela frente o ganhador do duelo entre Deportivo Pasto, da Colômbia, e Colo Colo, do Chile.
Ficha técnica: Criciúma x Ponte Preta
Local: Estádio Heriberto Hülse
Data: Nesta quarta-feira
Horário: 21h50min
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)
Transmissão pela TV: Fox Sports
Ponte Preta
Roberto; César, Betão e Diego Sacoman; Régis, Magal, Fernando Bob, Chiquinho e Uendel; Rildo e Dennis.
Técnico: Paulo César Carpegiani
Criciúma
Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Gilson; Amaral, João Vitor, Leandro Brasília e Morais; Fabinho e Wellington Paulista
Técnico: Vadão