Um agricultor de 51 anos, natural de Criciúma, foi preso na madrugada desta quarta-feira pela equipe da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá por contrabando de agrotóxicos.
L.R.G. morador de Meleiro foi detido por volta das 4h30min quando chegava a um posto de combustíveis, em Sombrio, com o Vectra, placas CJP-8128 de Guaíba (RS).
No porta-malas do veículo foram apreendidos 180 pacotes de fungicida de origem uruguaia utilizada para o combate das pragas que atingem as plantações de tomate e cebola. Cada pacote pesa um quilo.
“Segundo o agricultor, que não possui antecedentes criminais, ele foi contratado pelo proprietário carro para fazer o transporte do agrotóxico da localidade de Morrinhos do Sul (RS) até a cidade de Meleiro e receberia a importância de R$ 200. O proprietário do Vectra já foi identificado, bem como foi localizado do sítio em Morrinhos do Sul e identificado o seu titular, os quais serão interrogados no procedimento investigatório”, relata o delegado Jorge Giraldi.
De acordo com a autoridade policial, no sítio nada foi encontrado. “A venda de produtos agrotóxicos contrabandeados é crescente no Vale do Araranguá, por ser uma região eminentemente agrícola, e devido a proximidade da fronteira com o país vizinho, associado ao baixo custo do agrotóxico comprado ilegalmente no Uruguai”, completa Giraldi.
Conforme matéria do Clicatribuna L. foi autuado em flagrante delito e aguarda decisão judicial para ser encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá, que está interditado temporariamente, por decisão da justiça local.