89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Idosa de 76 anos é presa por tráfico de drogas

Apesar da aparência frágil, uma senhora de 76 anos presa na terça-feira em Florianópolis tem uma ficha policial considerada extensa por quem é da área de investigação criminal. Esta, aliás, não é a primeira vez que dona Zilma Maria dos Santos, conhecida como Piauí, vai para a cadeia.

— Ela é velha conhecida da polícia e dos moradores da região de São José. Quando jovem, tinha um estabelecimento na zona de meretrício que existia em Barreiros. Também já respondeu processo por matar um marido, há mais de 35 anos, mas parece que foi em legítima defesa — descreve o agente de polícia Carlos Eugênio Ávila de Arruda, que participou da operação para prendê-la.

Atualmente, dona Zilma é apontada como participante de uma quadrilha que vendia drogas no Jardim Solemar, mais precisamente no morro da Rua Zabovari Schneider, em São José, onde morou por boa parte da sua vida. A rotina dela é acompanhada desde 2011, quando chegou a ser presa em flagrante pelo mesmo crime, mas acabou liberada da cadeia por causa de problemas de saúde.

Deixou a área

Desde que foi liberada, foi morar em uma comunidade à margem da Avenida Ivo Silveira, na região continental de Florianópolis.

— Parece que ela foi ameaçada por traficantes que acabaram “caindo” depois dela e acharam que ela entregou a turma. Na verdade, nem foi ela, mas ela acabou não voltando mais pra área dela — explica o agente Arruda.

Com base na investigação, a Justiça determinou a prisão preventiva da idosa. Ao ser abordada na terça-feira ela teria alegado que “está fora” e que não atua mais no tráfico.

Filho foi executado

Juntamente com dona Zilma foram presos uma vizinha de 37 anos, uma de 47 e um jovem de 22 anos que seria familiar da idosa. Há outras passagens por tráfico da idosa em 2006 e 2011. Outras quatro pessoas estão com a prisão decretada e estão foragidos.

O filho de Zilma, Antonio Marcos dos Santos, conhecido por Dandão, e sua esposa, Vanderleia de Oliveira, foram executados a tiros em 2008, em um acerto de contas com traficantes. Um outro filho já sofreu tentativa de homicídio e atualmente está preso, também por tráfico de drogas.

Defesa

Zilma está presa no Presídio Feminino de Florianópolis. A reportagem do Diário Catarinense tentou contato com a advogada que havia representado a idosa em seu último processo, mas até o momento ela não havia sido comunicada da prisão e preferiu não se manifestar oficialmente sobre o caso.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.