O fim de semana será marcado pelo tempo encoberto e pela garoa que deve cair neste sábado e neste domingo. A cerração que esteve presente durante esta semana na região Sul não deve aparecer neste fim de semana. Já na próxima segunda-feira, o sol retorna à região, sendo que um frio intenso será registrado na próxima quarta-feira, podendo ter registro de temperaturas negativas na próxima sexta-feira.
Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a forte neblina que incidiu na região nesta sexta-feira é característica do oceano, ou seja, é uma cerração mais intensa e duradoura. “A cerração marítima e a cerração característica do frio são diferentes. A neblina marítima se mantém por mais tempo, podendo permanecer o dia inteiro. Já o nevoeiro do frio se dissipa com a chegada do sol. Hoje, a neblina se concentrou mais na região de Urussanga e no litoral. Na região de Lauro Müller e Orleans, por exemplo, o céu amanheceu limpo”, comenta. Ainda conforme Sônego, no período da tarde as temperaturas devem atingir entre 24ºC e 26ºC.
Amanhã o dia será nublado e com garoa pela manhã. As temperaturas ficarão entre 14ºC e 18ºC. No domingo, a condição climática será semelhante. O dia também será nublado. “Chove fraco de manhã, à tarde e à noite. Os termômetros podem alcançar os 20ºC”, antecipa. Na segunda-feira e na terça-feira, o sol e a cerração voltam à região. Na quarta-feira, uma massa de ar frio se aproxima e as temperaturas despencam.
Na quinta-feira à noite, há possibilidade de neve na Serra catarinense. Já na sexta-feira, os termômetros vão registrar temperaturas negativas no Sul do Estado. No litoral, o vento Sul deve agitar um pouco o mar neste sábado. A correnteza continua Sul, o que favorece a pesca da tainha.
Douglas Saviato/Engeplus