A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) é uma competição aberta a todos os estudantes de escolas públicas do Brasil.
A iniciativa vem da Sociedade Brasileira de Matemática que desenvolveu o projeto de competições para melhorar o ensino de matemática no país e ainda descobrir novos talentos matemáticos.
A peça chave da olimpíada é estimular os alunos das escolas públicas a gostarem de matemática e ainda aperfeiçoar os professores que muitas vezes tem pouco incentivo por parte dos governos, essa prática da olimpíada estimula muito o professor que ama seu trabalho.
Para o aluno poder participar da OBMEP ele precisa cursar a escola pública e selecionar um professor para ser seu representante, o cadastro é feito via internet no site oficial do projeto. No site oficial também é disponibilizado todo um conteúdo para ajudar os participantes das olimpíadas de matemática e também os respectivos professores.
As provas do OBMEP são divididas em 4 níveis de acordo com a escolaridade do aluno, a olimpíada é realizada sempre em 3 fases e ao final todos podem acessar o gabarito do OBMEP.
Será classificado 5% dos alunos de cada estabelecimento, que irão para a segunda fase. As escolas terão até o dia 18 de junho para devolver o cartão resposta dos alunos classificados, sendo que no dia 14 de agosto sairá a lista e o local das provas para para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro. O resultado final será conhecido somente em 29 de novembro.
Estão inscritos para a 1ª Fase 47.144 alunos, de 18.762.859 escolas em todo o país. Estarão participando da prova 99.35% das escolas públicas brasileiras.
Mais informações podem ser obtidas através da página da OBMEP 2013, no endereço eletrônico http://www.obmep.org.br/