Uma chuva de ideias é o que diz esperar o primeiro prefeito de Balneário Rincão, Décio Goes (PT), para o concurso que a prefeitura – por enquanto sem prédio próprio – vai realizar. Ainda nesses primeiros 100 dias de sua administração, que serão completados em julho, Décio espera poder lançar o edital do concurso que vai escolher os elementos que têm a obrigação de constar no hino e brasão do recém criado município.
Símbolos nem sempre conhecidos pelos próprios moradores, mas que adornam documentos, páginas online e tudo o mais que for oficial. O prefeito já quer começar 2014 com essa identidade própria.
— Vamos levar a discussão para as escolas e queremos trazer os moradores também. É também uma discussão regional, pois nosso município tem essa vocação de receber pessoas de todas as cidades ao nosso redor. Não é sempre que se cria um município — disse o prefeito, que, apesar de ser arquiteto, preferiu não adiantar nenhuma preferência por símbolos ou cores; isso poderia direcionar os resultados.
Até o final do ano, o prefeito espera que a chuva de ideias tenha dado o resultado esperado. Uma comissão formada por membros da administração muncipal, referências da cidade e região na área de arte e cultura e cidadãos com identidade com a nova cidade vai escolher os elementos. Em seguida, o resultado do concurso vai para as mãos de designers e músicos que vão confeccionar os símbolos definitivos.
A praia tem um desafio pela frente. Já pertenceu a Araranguá até os anos 20, depois fez parte de Criciúma até a década de 60. Em seguida, Içara se tornou município e levou junto Balneário Rincão. Agora perdeu o acesso ao mar e uma boa parcela e seu território quando, partir do dia 01/01/2013, houve a emancipação política do novo município.
Na última segunda-feira, foi inaugurado o prédio da Câmara de Vereadores municipal. Décio afirma que nos próximos dias será a inauguração da prefeitura, em imóvel alugado ao lado do câmara. Foi durante a inauguração que o concurso foi anunciado.