A Fifa divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de árbitros aprovados e que apitarão os jogos da Copa das Confederações, que ocorrerá no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho. Apesar de ser país-sede, não há nenhum juiz brasileiro convocado.
Os dez árbitros listados são: Ravshan Irmatov (Uzbequistão), Yuichi Nishimura (Japão), Djamel Haimoudi (Argélia), Joel Aguilar Chicas (El Salvador), Diego Hernán Abal (Argentina), Enrique Osses Zencovich (Chile), Felix Brych (Alemanha), Pedro Proença (Portugal), Bjorn Kuipers (Holanda) e Howard Webb (Inglaterra).
Os destaques da lista são os árbitros europeus. Pedro Proença apitou a última final da Liga dos Campeões, entre Bayern de Munique e Chelsea, enquanto Howard Webb foi o responsável pela última decisão de Copa do Mundo, quando a Espanha conquistou seu primeiro título, em cima da Holanda. Bjorn Kuipers, por sua vez, está escalado para a final da Liga Europa, nesta quarta-feira, que opõe Chelsea e Benfica.
A Copa das Confederações marca a primeira competição entre seleções em que haverá uma tecnologia de linha de gol implantada. A GoalControl foi a grande escolhida pela Fifa.
— Todos os selecionados são sérios candidatos à apitar na Copa do Mundo de 2014. Vamos nos preparar de acordo com as demandas do futebol, técnica e fisicamente. Precisamos trabalhar para prever qualquer tipo de situação — explicou Massimo Busacca, chefe da comissão de arbitragem da Fifa.
Apesar de não ter árbitros na Copa das Confederações, a tendência é que o Brasil tenha um representante na Copa do Mundo, em 2014. Sandro Meira Ricci foi indicado pela Fifa.