Negociações entre a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e a empresa norte-americana Global Tech Led, com matriz na Flórida, nos EUA, podem trazer para Santa Catarina a primeira fábrica de lâmpadas de LED produzidas 100% no país.
Com a assinatura do contrato na junta comercial prevista para antes de junho, a empresa daria sequência a seu projeto de expansão mundial, que tem como destinos Índia, México, Rússia e o continente europeu.
Por enquanto, as indústrias instaladas no país fabricam a lâmpada econômica, porém apenas alguns componentes são produzidos no Brasil.
O empresário Bernardo Quintão, da consultoria Grow Investimentos, de Curitiba, empresa que tem sociedade com os investidores americanos da Global Tech Led, conta que a produção das lâmpadas de LED será destinada à iluminação pública e a condomínios industriais do Brasil.
A negociação com a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, segundo Quintão, começou em março deste ano, quando a administração municipal enviou a primeira proposta de benefícios fiscais para que a empresa se instalasse no Tabuleiro Eco Business Park, condomínio industrial localizado no município.
– Santa Catarina é um Estado bastante disposto a receber empresas estrangeiras. E Santo Amaro da Imperatriz foi a primeira cidade a fornecer os benefícios que a gente precisava: é um local com bom acesso à Florianópolis e ofereceu condições para que a empresa se instalasse na região.
Foco em iluminação pública e condomínios industriais
Com investimento e faturamento iniciais não divulgados, a empresa prevê sua instalação no condomínio industrial para janeiro do ano que vem, em uma área com cerca de 600 metros quadrados.
Até lá, os papéis para a abertura da empresa e os primeiros contratos com as importadoras da matéria-prima necessária serão administrados pelo escritório em Curitiba.
Anderson Nazario, na época o assessor jurídico de Santo Amaro da Imperatriz, conta que a empresa instalará, gratuitamente, lâmpadas LED na Avenida Beira Rio e na Praça Governador Ivo Silveira para atrair os primeiros clientes.
– A instalação da fábrica será realizada no segundo semestre deste ano e, caso a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz aprove o sistema de iluminação, vai licitar o produto em outras ruas do município.
Neste ano, os sócios preveem que as lâmpadas sejam importadas prontas para a revenda no país. Mas a expectativa é que haja a importação de tecnologia dos Estados Unidos e que todos os componentes das LEDs sejam fabricados em solo catarinense.
Claudia Nunes / DC